Nenhum produto no carrinho.

Batizado

Direção Ascendente
     
Itens 1 para 20 de 76 total
Direção Ascendente
     
Itens 1 para 20 de 76 total

Sempre achei o batizado a cerimônia mais linda da Igreja Católica e por conta disso fiz questão de fazer uma festa linda para meus dois filhos.

Claro que isso é muito pessoal e também tem ligação direta com a religião e a tradição de cada família, mas sempre vi com um olhar especial esse lindo sacramento.

Optei por fazer o batizado dos dois com 6 meses de vida, mas tem famílias que gostam de fazer mais cedo e outras bem mais tarde. Ainda tem quem prefira fazer junto com o aniversário de 1 ano para fazer uma festa só. Essa é uma escolha particular e que depende de muitos aspectos.

Fiz com 6 meses porque, no caso dos dois, já estava na Primavera (que eu amo) e também porque o bebê que já senta fica lindo nas roupas, já faz gracinhas para as fotos e interage mais com a família e amigos.

A igreja católica tem 7 sacramentos e o batismo é o primeiro deles que insere aquele indivíduo na vida dentro dos preceitos do cristianismo.

Tradicionalmente essa cerimónia é realizada em uma igreja, mas tem pessoas que optam por fazer em outros locais. Dos meus filhos acabei fazendo na capela da fazenda da família que foi a mesma capela que eu casei e isso simbolizou algo importante pra mim.

A maioria das paróquias tem o batismo comunitário com um domingo específico do mês para a realização de todos os batizados. É importante checar essas informações com bastante antecedência no local onde pretende realizar a cerimônia.

Aqui algumas dicas para a organização do batizado:

1)      Escolha da igreja e da data:

Escolher a igreja de sua preferência é o primeiro passo. Se informe sobre a agenda da paróquia e qual as disponibilidades de datas.

Depois descubra se o batizado será coletivo ou individual e com quantos dias de antecedência você deve agendar a data que deseja 

2)      Escolha os padrinhos:

Esse é um tema muito pessoal e que cabe a cada casal entrar em um acordo. Aqui em casa concordamos que o melhor seria alguém da família e no primeiro filho optamos por minha irmã (solteira) com o irmão dele (solteiro). Já no segundo filho escolhemos meu irmão e a esposa. Tudo de comum acordo.

A Igreja católica exige alguns requisitos para os padrinhos:

- Ter mais de 16 anos

- Ter todos os sacramentos da igreja católica

- Seguir os conceitos cristãos

Para essa escolha é importante lembrar o verdadeiro papel dos padrinhos que é estar ao lado da criança durante seu crescimento e sempre dar bons conselhos e serem um porto seguro na ausência dos pais. 

3)      Curso preparatório:

A maioria das paróquias exigem que os pais da criança e os padrinhos participem de um cursinho preparatório que normalmente ocorre em um final de semana e serve para que todos estejam cientes da importância desse sacramento. 

4)      Documentos necessários:

Todos os documentos devem estar em ordem. A certidão de nascimento do bebê é obrigatória e em algumas paróquias também é necessário apresentar a certidão de casamento dos pais. 

5)      Escolha da roupa de batizado:

Definida a data do ano pode-se ter ideia do clima no local para providenciar algo adequado a temperatura.

Lembre-se sempre que a roupinha de batizado não pode ser apenas linda, mas deve ser confortável e leve para não incomodar o bebê.

Algumas igrejas exigem traje completo branco e outras são mais maleáveis, descubra tudo com antecedência para não ter sustos.

Compre a roupa mais perto da data do batizado, assim saberá o exato tamanho da criança para que a roupa não fique nem apertada e nem muito larga.

Pessoas mais tradicionais optam pelo Mandrião (roupa de batizado estilo camisola), a maioria opta por um lindo vestido de batizado nas meninas e nos garotos conjunto batizado de calça e camisa social, gravatinha borboleta e até suspensórios.

Caso você seja como eu e goste de guardar as roupas de momentos importantes tenho uma dica especial, roupas brancas tendem a ficar amareladas e uma boa ideia é a de guardá-las envoltas em tecido ou uma fronha azul marinho, pois o pigmento dessa cor acaba por proteger os tecidos brancos desse desgaste natural. 

Não se esqueça de escolher um lindo sapatinho de bebê para compor esse look tão especial e também de providenciar uma toalha de batizado para enxugar a cabecinha do bebê no momento da benção.

Uma outra dica é escolher uma roupa infantil para depois da cerimônia. Algo mais confortável e que a criança fique livre para tirar uma soneca ou passear de colo em colo.

 

6)      Detalhes da cerimônia e festa:

  • Tudo vai depender do estilo de festa que você escolheu. Pode ser mais intimista e com poucos convidados ou uma festa grande e toda decorada.
  • Tanto em um estilo quanto em outro cabe a contratação de um fotógrafo profissional para registrar o momento sem perder nenhum clique.
  •  
  • O convite pode ser feito por telefone ou e-mail com pelo menos 15 dias de antecedência.
  •  
  • Se quiser pode preparar uma lembrancinha para ser dada aos parentes e amigos como forma de recordação dessa data tão especial.
  •  
  • Chegue a cerimônia com antecedência e receba seus convidados.
  •  
  • Se a cerimônia for de manhã cabe servir um almoço bonito e descontraído seguido de bolo e doces.
  • Se for a tarde você pode servir um lanche e fazer uma linda mesa com bolo e muitos docinhos.

 

O mais importante de tudo é curtir muito o momento e depois fazer um lindo álbum para recordar cada instante.

 

 

mariliaSou Marília Tannuri Verni.

Mãe de 2 meninos,

publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas

e proprietária do Ecommerce Petit Papillon Bebê & Criança.

Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.